Você sabe o que significa o dia das crianças?

A criança que você foi se orgulharia do adulto que se tornou?




Todos já sabem de lei que dia 12 de outubro é um dia muito especial e não é só por ser feriado. Não só por ser dia das crianças, como na religião católica o dia de Nossa Senhora Aparecida. Além dessas informações... Alguém sabe o real significado dessa data comemorativa? Minha família sempre teve o costume de festejar a data de Cosme e Damião (que foi dia 26 de setembro e que costumam confundir com o dia das crianças), dizem que eram gêmeos e médicos, que exerciam sua profissão sem cobrar nada em troca. São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles. 

O dia das crianças é realizado em vários países, cada um com sua forma de celebração mas sempre em memoria das crianças. A UNICEF convencionou o dia 20 de novembro como dia das crianças, por que no mesmo dia, no ano de 59', foi oficializada a Declaração dos direitos das crianças - um documento que estabiliza uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes. 

Em 1923, a cidade do× Rio de Janeiro, então capital do× Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da× Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal× Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do× Dia das Crianças. 

Engraçado como sempre existiu muitas pessoas malvadas no mundo, que distribuiam doces de Cosme e Damião com veneno e drogas, e então as crianças pararam de aceitá-los, obvio. Algumas famílias não deixavam seus filhos pegarem os doces por, em partes, ser uma comemoração do Espirismo, Candomblé e Umbanda, chamando os doces de 'macumba'. 
Hoje em dia minha família dá os doces no dia 12 de outubro por esse motivo, mas é claro, sem perder a essência. 

Essa sou eu com 2 anos! 


Espero que todos tenham um domingo doce!

Aqui em baixo, separei o video de algumas crianças suuuper fofas! 
Enjoy it! :*

E por falar em direito das crianças, esse video vale muito a pena de assistir. Está legendado em espanhol e Logan Laplante mostra seu ponto de vista sobre a educação infantil que deveria ser priorizada. ;*

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pela visita!
Sempre respondo os comentários, visito os blogs de volta e lá, mando novamente a resposta do que foi dito aqui.

Siga também | FB Page A Bela, não a Fera|